|
28-08-2020 - A essência da experiência, por Pedro Vieira Souza Santos
Frente às complexidades dos ambientes e situações que convivemos, cada qual reage de um modo. Particularmente, temos congregado dentro de nós opiniões e visões de mundo, por vezes, parciais; vagas. Entretanto, a dinâmica da conjuntura em que vivemos é capaz de moldar nosso pensar. E como consequência, deriva a experiência. Do latim experientĭa, o termo pode ser entendido como o aprendizado obtido através da prática ou da vivência.
Por um lado, uma das contribuintes para nossa instrução é a adversidade. Trata-se de um fator crucial de desenvolvimento, pois é a partir dela que gera-se em nós a capacidade de esperar com constância, ou seja, a paciência. O simples fato de que nem todos os problemas podem ser resolvidos apenas com nossas habilidades, induz em nós a ação de ser paciente. E justo por isso, o poeta Victor Hugo ora afirmara que o paciente é o mais forte.
O Apóstolo Paulo nos diz que essa paciência é transformada em experiência e, logo, a experiência é convertida em esperança. Nesse campo conceitual, o filósofo Tales de Mileto citara que a esperança é o único bem comum a todos os homens; aqueles que nada mais têm - ainda a possuem. O ser esperançoso, antes de tudo, tem em seu coração a convicção da crença e a segurança da fé.
Por isso, a experiência concebe, reflexamente, a esperança. Tal natureza processual evidencia que devemos ser transformados pela renovação da nossa mente. Ademais, essa mudança é fundamental para que não estejamos confusos, como adverte Paulo. Logo, a essência da experiência compreende as adversidades que estamos expostos, a paciência que nos é induzida e a esperança que origina em nosso pensar.
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Romanos 5:3-5
Fonte: Revista Gestão Universitária (http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/a-essencia-da-experiencia
|
|
26-08-2020 - 7 Livros Incríveis! Leiam
A escola prepara as crianças para o mundo real? Essa é a primeira pergunta com a qual o leitor se depara neste livro. O recado é ousado e direto: boa formação e notas altas não bastam para assegurar o sucesso de alguém. O mundo mudou; a maioria dos jovens tem cartão de crédito, antes mesmo de concluir os estudos, e nunca teve aula sobre dinheiro, investimentos, juros etc. Ou seja, eles vão para a escola, mas continuam financeiramente proficientes, despreparados para enfrentar um mundo que valoriza mais as despesas do que a poupança.
Para o autor, o conselho mais perigoso que se pode dar a um jovem nos dias de hoje é: Vá para a escola, tire notas altas e depois procure um trabalho seguro. O fato é que agora as regras são outras, e não existe mais emprego garantido para ninguém. Pai Rico, Pai Pobre demonstra que a questão não é ser empregado ou empregador, mas ter o controle do próprio destino ou delegá-lo a alguém. É essa a tese de Robert Kiyosaki neste livro substancial e visionário. Para ele, a formação proporcionada pelo sistema educacional não prepara os jovens para o mundo que encontrarão depois de formados.
A principal razão pela qual as pessoas têm problemas financeiros é que passaram anos na escola, mas não aprenderam nada sobre dinheiro. O resultado é que elas aprendem a trabalhar por dinheiro
mas nunca a fazê-lo trabalhar para elas. Robert Kiyosaki.
|
|
25-08-2020 - Capes divulga resultado de Avaliação de Cursos Novos
Instituições podem pedir reconsideração até 12 de setembro.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) anunciou o resultado (http://www.capes.gov.br/avaliacao/entrada-no-snpg-propostas/resultados)da avaliação de pedidos de novos cursos de pós-graduação. As propostas foram analisadas pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES entre os dias 10 e 12 de agosto.
Pela Plataforma Sucupira é possível pedir reconsideração do resultado, para as propostas deliberadas em primeira análise, até 12 de setembro. Conforme a Portaria nº 33 de 2019, o pedido deve incluir a homologação da pró-reitoria.
APCN
A Análise de Propostas de Cursos Novos (APCN) é a primeira etapa para a criação de um curso de mestrado ou doutorado no Brasil. Para cadastrar propostas, as instituições devem usar a Plataforma Sucupira. Após a publicação do resultado definitivo pela CAPES, a documentação do futuro curso segue para a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE). O último estágio é a homologação pelo ministro da Educação.
CTC-ES
O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) é um órgão colegiado da CAPES que propõe critérios e procedimentos para o acompanhamento e a avaliação da pós-graduação e dos programas executados pela Coordenação, no âmbito da educação superior. O conselho colabora na elaboração da proposta do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG).
Integram o CTC-ES os diretores de Avaliação, Programas e Bolsas no País e Relações Internacionais da CAPES, representantes das três grandes áreas do conhecimento, um membro da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e um representante do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Graduação (FOPROP).
Fontes: Redação CCS/CAPES - 24.08.2020 e Revista Gestão Universitária
|
|
24-08-2020 - Catálogo Nacional de Cursos Técnicos: MEC encaminha proposta ao CNE
Se aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, o documento, com 215 cursos técnicos, retornará ao MEC para ser homologado
O Ministério da Educação (MEC) encaminhou, nesta sexta-feira (21), a proposta para atualização do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Assim que for avaliado e aprovado pelo colegiado, o documento deverá retornar ao ministério, para homologação. Concluídas essas etapas, o novo Catálogo vai substituir a 3ª edição, que está vigente desde 2014.
O documento apresentado pelo MEC se difere das versões anteriores pelo seu formato totalmente digital ideal para consultas por meio da internet , pela ampliação da seção destinada à legislação correlata em cada curso técnico, além de informações complementares sobre os cursos (estágio, duração, possibilidade de complementação por educação a distância, entre outros). Ao todo, o novo catálogo reúne 215 cursos técnicos, distribuídos em 13 eixos tecnológicos.
A atualização do CNCT é uma das entregas do programa Novos Caminhos, que reúne as propostas estratégias do MEC para a Educação Profissional e Tecnológica. Com a participação do setor produtivo e de representantes de entidades patronais e laborais, a elaboração do novo documento buscou alinhar os cursos técnicos às transformações tecnológicas e às demandas do mundo do trabalho e, também, às necessidades socioeducativas dos jovens e dos trabalhadores, explica o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Culau.
O processo de elaboração do documento contou com uma extensa mobilização de diversos atores. Inicialmente, foi estabelecido um prazo para que instituições de ensino e órgãos públicos se manifestassem com sugestões. Entre agosto de 2018 e dezembro de 2019, foram recebidas 226 propostas. Para análise desse material, foi formada uma equipe composta por 200 profissionais, representantes docentes e pesquisadores de instituições de ensino, conselhos profissionais e associações técnico-científicas, organizações patronais e trabalhistas, além do setor produtivo.
O documento resultante dessa etapa de análise foi submetido a um processo de consulta pública, entre 6 e 10 de julho. Nesse período, foram recebidas 1.197 contribuições que foram avaliadas na composição do documento final a 4ª edição do CNCT, validado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.
Fontes: MEC - 21.08.2020 e Revista Gestão Universitária
|
|
23-08-2020 - ACONTECIMENTOS/FATOS HISTÓRICOS EM 23 DE AGOSTO
30 a.C. Após a bem-sucedida invasão do Egito, Otaviano executa Marco Antônio Antilo, filho mais velho de Marco Antônio, e Cesarião, o último rei da dinastia ptolomaica do Egito e filho único de Júlio César e Cleópatra.
20 a.C. Ludi Volcanalici são mantidos no recinto do templo de Vulcano, e usado por Augusto para marcar o tratado com a Pártia e o retorno dos estandartes legionários que haviam sido perdidos na Batalha de Carras em 53 a.C.
476 Odoacro, chefe das tribos germânicas (hérulos - esciros federados), é proclamado rex Italiae ("Rei da Itália") por suas tropas.
634 Abacar morre em Medina e é sucedido por Omar, que se torna o segundo califa do Califado Ortodoxo.
1268 Batalha de Tagliacozzo: o exército de Carlos I, Conde de Anjou derrota os partidários gibelinos de Conradino da Germânia marcando a queda da dinastia de Hohenstaufen dos tronos imperial e siciliano, e levando ao novo capítulo da dominação Angevina no sul da Itália.
1521 Cristiano II da Dinamarca é deposto como rei da Suécia e Gustavo Vasa é eleito regente.
1572 Guerras religiosas na França: a violência contra milhares de huguenotes em Paris resulta no massacre da noite de São Bartolomeu.
1799 Napoleão I da França deixa o Egito para a França a caminho da tomada do poder.
1839 O Reino Unido captura Hong Kong como base para se preparar para a guerra com a China Qing. O conflito de três anos que se seguiu será mais tarde conhecido como a Primeira Guerra do Ópio.
1866 A Guerra Austro-Prussiana termina com o Tratado de Praga.
1898 A Expedição Southern Cross, o primeiro empreendimento britânico da Idade Heroica da Exploração da Antártida, parte de Londres.
1904 O pneu com correntes para automóveis é patenteado.
1914 Japão declara guerra à Alemanha; a Força Expedicionária Britânica atinge Mons, na Bélgica; Batalha de Kraśnik, Império Russo, norte da Galícia, actual Polónia - vitória das forças austro-húngaras sobre as forças russas.
1927 Os anarquistas italianos Sacco e Vanzetti são executados após um longo e controverso julgamento.
1929 Massacre de Hebrom durante os tumultos palestinos de 1929: ataque árabe à comunidade judaica em Hebrom no Mandato Britânico da Palestina, continuando até o dia seguinte, resultou na morte de cerca de 68 judeus e os restantes foram forçados a deixar a cidade.
1939 Segunda Guerra Mundial: a Alemanha Nazista e a União Soviética assinam um tratado de não agressão, o Pacto Molotov-Ribbentrop. Em uma adição secreta ao pacto, os Países Bálticos, Finlândia, Romênia e Polônia são divididos entre os dois países.
1942 Segunda Guerra Mundial: início da Batalha de Stalingrado.
1943 Segunda Guerra Mundial: Carcóvia é libertada após a Batalha de Kursk.
1944 Segunda Guerra Mundial: o rei Miguel I da Romênia demite o governo pró-nazista do marechal Antonescu, que é preso. A Romênia muda de lado do Eixo para os Aliados.
1948 O Conselho Mundial de Igrejas é formado por 147 igrejas de 44 países.
1954 Primeiro voo da aeronave multifunções Lockheed C-130 Hercules.
1958 Guerra Civil Chinesa: a Segunda Crise do Estreito de Taiwan começa com o bombardeio do Exército Popular de Libertação de Kinmen.
1966 A Lunar Orbiter 1 tira a primeira fotografia da Terra vista da órbita ao redor da Lua
1973 Um assalto a banco que deu errado em Estocolmo, na Suécia, se transforma em uma crise de reféns; nos próximos cinco dias, os reféns começam a simpatizar com seus captores, levando ao termo "Síndrome de Estocolmo".
1989 Revolução Cantada: dois milhões de pessoas da Estônia, Letônia e Lituânia ficam de mãos dadas na estrada Vilnius-Tallinn.
1990 A Armênia declara sua independência da União Soviética.
1991 A World Wide Web é aberta ao público.
2000 O voo Gulf Air 072 se choca contra o Golfo Pérsico perto de Manama, no Bahrein, matando 143 pessoas.
2002 O Brasil é o 81.° país a ratificar o Protocolo de Kyoto.
2006 Natascha Kampusch, que havia sido sequestrada com dez anos de idade, escapa de seu sequestrador, Wolfgang Přiklopil, após oito anos de cativeiro.
Fontes: O sul e Wikpédia
|
|
22-08-2020 - DIA DO (A) COORDENADOR (A) PEDAGÓGICO (A)
24 de agosto é comemorado o dia do Coordenador Pedagógico. Trata-se de um profissional de capital importância no dia a dia da construção da educação de milhares de instituições do país, estabelecendo as relações interpessoais entre todos os envolvidos, ao atuar entre a direção, professores e comunidade escolar/acadêmica, com várias atribuições e multifunções. Este profissional implementa, avalia, coordena e planeja o desenvolvimento de projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Na educação superior, o cargo é denominado coordenador de curso, gere academicamente o curso sob sua responsabilidade.
Parabéns a todos (as) coordenadores (as) pedagógicas (educação infantil, fundamental e média), extensivo aos (as) coordenadores (as) de curso da educação superior!
|
|
18-08-2020 - SELEÇÃO PROFISSIONAIS DE LETRAS, DESENHO INDUSTRIAL E DESIGN NA CONDIÇÃO DE BOLSISTAS
AVISO Nº 050/2020 - O Reitor da UNEB no uso de suas atribuições legais e regimentais torna público a abertura das inscrições, para o Processo Seletivo Simplificado para seleção de profissionais, na condição de bolsistas, que integrarão a equipe técnico-administrativa responsável pelo acompanhamento das revisões finais dos livros produzidos pela Editora da Universidade do Estado da Bahia (EDUNEB), no período de 28 de agosto a 04 de setembro de 2020, conforme especificado no Edital. O EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 032/2020 está disponível em www.selecao.uneb.br/editais2020. |
|
14-08-2020 - Rede Federal: 15 instituições devem iniciar atividades remotas em agosto
Das 42 instituições de ensino, 13 já estão com aulas a distância.
As restrições ao funcionamento presencial impostas pela pandemia de Coronavírus geram desafios na implementação de atividades remotas pelas instituições de ensino. Na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, 13 das 42 instituições de ensino já estão funcionando de forma remota, segundo o portal de monitoramento dessas instituições (http://portal.mec.gov.br/coronavirus. A expectativa é que esse número seja ampliado em agosto, com a retomada das atividades em mais 15 instituições. Outras cinco instituições também preveem retomar as atividades partir dos próximos meses. As demais dependem ainda de definição de seus respectivos órgãos diretivos.
Para apoiar a estruturação dessas atividades não presenciais, o Ministério da Educação (MEC) destinou aproximadamente R$ 20 milhões, atendendo ao pleito de todas as instituições de ensino da Rede Federal que solicitaram o apoio: 13 no total. Esses recursos estão em fase de descentralização e atenderão a demandas como aquisição de equipamentos para conectividade e ações a distância, expansão de atividades em educação a distância, inclusão digital, entre outros.
A garantia do acesso dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica tem sido uma das prioridades da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC. A iniciativa vai viabilizar internet de qualidade para 173 mil estudantes de renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Os processos licitatórios, realizados com o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, já estão em fase de conclusão. A expectativa é que as contratações sejam viabilizadas até o final deste mês.
Paralelamente, o órgão vai destinar para esse mesmo público equipamentos de informática usados, em bom estado e com configuração compatível às atividades de aprendizagem. Inicialmente serão atendidos 1.000 estudantes de cinco institutos federais, com desktop e monitores.
Além disso, o apoio aos estudantes de baixa renda prossegue normalmente durante a pandemia em toda a Rede Federal. Na ação orçamentária correspondente à assistência estudantil, já foram empenhados 51% do valor total disponível (R$ 235 milhões empenhados, em relação a R$ 461 milhões do orçamento). Além desse recurso, o Programa Bolsa Permanência teve 4.771 bolsas pagas entre março e julho de 2020, totalizando mais de R$ 4 milhões de reais investidos. Esses recursos são destinados a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas.
Qualificação profissional a distância
Para a expansão da oferta de educação profissional e tecnológica no período da pandemia, foi priorizado o fomento a cursos de qualificação profissional a distância no programa Novos Caminhos. Com isso, ao longo de 2020, foi possibilitada a oferta de 185.720 vagas, a partir do investimento de R$ 78 milhões em 40 instituições de ensino públicas. Os cursos são totalmente gratuitos e realizados a distância, possibilitando o acesso a pessoas de todo o Brasil.
Fontes: Assessoria de Comunicação Social, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). - 13.08.2020 e Revista Gestão Universitária.
|
|
12-08-2020 - Aberto cadastramento de locais para aplicação do Enem Digital
Instituições interessadas em compor a Rede Nacional de Postos Aplicadores (RNPA) de testes digitais deverão preencher formulário eletrônico até o dia 30 de agosto
Começou, nesta segunda-feira, 10 de agosto, o prazo para que instituições interessadas em aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital possam realizar o cadastramento eletrônico no sistema que irá compor a Rede Nacional de Postos Aplicadores (RNPA). As provas estão marcadas para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
Poderão se candidatar à composição da RNPA as instituições públicas e privadas que possuírem pelo menos duas salas ou dois laboratórios de informática com no mínimo dez computadores. Demais requisitos exigidos podem ser encontrados na Portaria n.º 473, de 28 de julho de 2020. Além do Enem Digital, os locais cadastrados também poderão aplicar outros exames e avaliações do Inep.
A portaria não restringe o cadastro apenas às instituições de ensino. Qualquer entidade que atenda aos requisitos mínimos poderá fazer parte da rede, conforme a quantidade e a distribuição de inscritos no Enem Digital por município. Os locais cadastrados serão visitados por equipes técnicas da aplicadora autorizada pelo Inep para a certificação das características estruturais.
O prazo para o cadastramento na RNPA vai até as 23h59 de 30 de agosto, domingo.
Enem Digital A modalidade é ofertada em todos os estados e no Distrito Federal, nos municípios definidos pelo edital, com número respectivo de vagas. Nesta edição, apenas os estudantes concluintes do ensino médio, ou que já terminaram a etapa em anos anteriores, e não precisam de recurso de acessibilidade poderão se inscrever para fazer as provas. Os computadores para o exame serão disponibilizados nos locais de aplicação e não será possível utilizar equipamento pessoal.
Acesse o sistema de cadastramento (htpp://rnpa.inep.gov.br/mpa/
Acesse a Portaria (htpp://download.inep.gov.br/educação_basica/enem/legislação/edital/2020/portaria_n473_28072020.pdf
Confira as cidades onde vai ter Enem Digital
Saiba mais sobre o Enem
Fontes: Portal Inep, 11.08.2020 e Revista Gestão Universitária
|
|
11-08-2020 - Fatos Históricos em 11 de agosto
3114 a. C. Começo da contagem longa, longausada por várias civilizações mesoamericanas pré-colombianas, notadamente os maias.
2492 a.C. Data tradicional da derrota de Bel por Haico, progenitor e fundador da nação armênia.
106 A parte sudoeste da Dácia (atual Romênia) se torna uma província romana: Dácia romana.
355 Cláudio Silvano, acusado de traição, proclama-se imperador romano contra Constâncio II.
490 Batalha do Adda: os godos sob comando de Teodorico, o Grande, e seu aliado, Alarico II, derrotam as forças de Odoacro no rio Adda, perto de Milão.
1675 Guerra Franco-Holandesa: as forças do Sacro Império Romano-Germânico derrotam os franceses na Batalha de Konzer Brücke.
●1827 Instalação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil pelo imperador Pedro I, ano em que foram abertas as faculdades de Direito de São Paulo (atual Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo) e de Olinda (atual Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco).
1829 Na Ilha Terceira ocorre a Batalha da Praia da Vitória, entre as forças absolutistas de D. Miguel e liberais de D. Maria II e D. Pedro, com a vitória dos últimos.
1920 A União Soviética reconhece a independência da Letônia.
1980 A construção do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos é iniciada.
1918 Primeira Guerra Mundial: término da Batalha de Amiens.
1920 Assinado o Tratado de paz letão-soviético, encerrando a Guerra de Independência da Letônia.
1942 A atriz Hedy Lamarr e o compositor George Antheil recebem a patente para um sistema de comunicação por espectro de difusão em frequência variável que mais tarde se tornou a base para as modernas tecnologias em telefones sem fio e Wi-Fi.
1960 Independência do Chade.
1962 Lançamento do Vostok 3 do Cosmódromo de Baikonur e o cosmonauta Andrian Nikolayev torna-se a primeira pessoa a flutuar em microgravidade.
1965 Motins raciais (os Tumultos de Watts) começam na área de Watts, em Los Angeles, Califórnia.
1975 Timor-Leste: o governador Mário Lemos Pires, do Timor Português, abandona a capital Díli, após um golpe da União Democrática Timorense (UDT) e a eclosão de uma guerra civil entre a UDT e a Fretilin.
1979 Dois Tupolev Tu-134 da Aeroflot colidem sobre a cidade ucraniana de Dniprodzerzhynsk e caem, matando todos as 178 pessoas a bordo das duas aeronaves.
1980 Iniciada a construção do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.
2003 A OTAN assume o comando da força de manutenção da paz no Afeganistão, marcando sua primeira grande operação fora da Europa em seus 54 anos de história.
1999 Último eclipse solar total no século XX, visível em toda a Europa e Ásia.
2008 Ketleyn Quadros torna-se a primeira mulher a conquistar uma medalha em Olimpíada para o Brasil em esportes individuais (judô).
2017 Pelo menos 41 pessoas morrem e outras 179 ficam feridas depois que dois trens de passageiros colidem em Alexandria, no Egito.
|