|
|
|
|

15-09-2020 - Abertas inscrições para doutorado na Alemanha

Prazo finda às 17 horas de 16 de outubro; são até 45 bolsas em parceria da CAPES com o Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD) Abriu nesta segunda-feira, 14, o período para inscrições no Programa CAPES/DAAD (https://www.capes.gov.br/bolsas-e-auxilios-tnternacionais/pais/194-alemanha/9566-doutorado-capesdaad), que oferta bolsas de doutorado na Alemanha com valor total de até €116.360,00. Interessados devem preencher formulário on-line até as 17 horas de 16 de outubro. A iniciativa é fruto de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD). O resultado final está previsto para março de 2021. Serão até 45 bolsas, das quais a CAPES financiará um máximo de dez —até duas de doutorado pleno, de até €116.360,00, até três de doutorado-sanduíche com cotutela, de até €46.180,00, e até duas de doutorado-sanduíche sem cotutela, de €23.730,00. O restante, até 35, será pelo DAAD. Os valores dos benefícios concedidos pela agência alemã seguem as normas daquele país, que podem ser conferidas aqui, aqui e aqui. Benedito Aguiar, presidente da CAPES, enfatiza que, apesar da pandemia de coronavírus, a Fundação tem se empenhado em promover a mobilidade acadêmica, sempre respeitando as normas de saúde, e reforça a importância da parceria com o DAAD. "Promover intercâmbios com países como a Alemanha, com a produção acadêmica que tem aquele país, é um exemplo do nosso compromisso com o desenvolvimento da pós-graduação brasileira”, afirma. O pesquisador Luís Edmundo de Souza Moraes, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), fez doutorado em História pelo Centro para Pesquisa do Antissemitismo da Universidade Técnica de Berlim. Ficou na Alemanha de 1997 a 2002 com bolsa do DAAD. Estudou o nazismo, teve acesso a uma estrutura de ponta e conheceu gente de diversas partes do mundo. “O que posso dizer aos futuros bolsistas é que essa é uma oportunidade de entrar em contato com um mundo diverso, com acadêmicos de todos os continentes, e de ter parte do currículo em um país que valoriza, e muito, a qualificação profissional e a academia”, afirma. Interessados nas bolsas devem seguir as normas do DAAD acima mencionadas, bem como o Regulamento Geral de Bolsas no Exterior da CAPES. Outros pré-requisitos incluem ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil, não ter título de doutor, não receber ou ter recebido bolsa para a mesma modalidade, não acumular bolsas e possuir confirmação formal de orientação de instituição alemã. Os benefícios para os bolsistas incluem mensalidades, passagens ou auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, seguro-saúde, adicional de localidade (quando cabível) e auxílio-dependente. Ainda serão financiadas taxas acadêmicas e administrativas para os estudantes de doutorado pleno. Para orientadores brasileiros e alemães, serão pagas diárias e passagens ou auxílio-deslocamento. O Programa CAPES/DAAD apoia a formação de professores e pesquisadores de alto nível estimulando a cooperação acadêmica e o intercâmbio científico entre o Brasil e a Alemanha, contribuindo para a mobilidade entre universidades alemãs e brasileiras. Confira o Edital nº 17/2020 (Brasília – Redação CCS/CAPES) - 14.09.2020 e Revista Gestão Universitária

11-09-2020 - 5 Melhores Sites para Ganhar Dinheiro pela Internet Hoje Mesmo [2020]

Muita gente quer começar a ter seu próprio negócio na Internet. Afinal ela proporciona diversas liberdades, como financeira e geográfica. Mas, muitas vezes, ter seu negócio online requer um pequeno investimento. Você que quer ter algo grande, sólido e robusto na Internet, consegue começar aos poucos, assim como nós. Por certo, começar uma estrutura não é barato. Precisa de um caixa. Mas não se apavore. Você consegue levantar um dinheiro rápido pela Internet , ao contrário do que muitos pensam. Com a finalidade de ajudar você, nós separamos 5 sites gratuitos que você deve utilizar para ganhar dinheiro pela Internet honestamente. Eles vão ajudar você que quer fazer uma grana online, nem que seja como renda extra. O melhor, trabalhando da sua casa, acima de tudo, no seu conforto e utilizando apenas um celular ou um computador. Quer ter acesso ao conteúdo completo? Acesse - liberdademoderna.com Fonte: Revista Gestão Universitária

09-09-2020 - Exame de proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - edição 2020

Vagas para cada posto aplicador do Celpe-Bras são limitadas. O prazo de inscrição termina na próxima sexta-feira, 11 de setembro Quem deseja obter o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) poderá se inscrever no exame até as 23h59 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira, 11 de setembro. As vagas para cada posto aplicador são limitadas. Os interessados devem preencher cadastro pela internet, na página do Celpe-Bras. O exame será aplicado nos dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro, simultaneamente, no Brasil e no exterior. As orientações sobre o valor da taxa de inscrição e o horário de realização do exame deverão ser obtidas diretamente no posto aplicador escolhido. O valor máximo será de R$ 230 nos locais de prova do Brasil. Já nos postos aplicadores do exterior, o valor máximo, em moeda local, será o equivalente a US$ 115 (dólares americanos). A relação dos locais que aderiram à edição 2020 do Celpe-Bras e o limite de inscritos por posto constam no anexo I do edital, que foi retificado na última sexta-feira, 4 de setembro, com atualizações sobre o número de vagas e de postos aplicadores. Celpe-Bras – O exame considera aspectos textuais e, principalmente, aspectos discursivos: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação. No Brasil, o Celpe-Bras geralmente é exigido aos estrangeiros interessados em ingressar nos cursos de graduação e em programas de pós-graduação, como comprovação de proficiência na língua portuguesa. Além disso, o certificado também é aceito em diversas empresas e instituições de ensino do país, inclusive em processos de naturalização. COVID-19 – A aplicação do Celpe-Bras 2020 deverá obedecer às regras de distanciamento social entre os participantes, com a utilização de álcool em gel durante a aplicação e de máscara, inclusive pelo participante, que deverá comparecer ao local de provas portando pelo menos duas máscaras para proteção facial, caso a legislação vigente preveja a obrigatoriedade. Confira a Retificação Acesse o Sistema Celpe-Bras (http://celbras.inep.gov.br/celbras/) Postos aplicadores no Brasil Postos aplicadores no exterior Acesse o Edital Fontes: Assessoria de Comunicação Social do Inep - 08.09.2020 e Revista Gestão Universitária

08-09-2020 - Parceria entre Brasil e Alemanha oferece bolsas de doutorado

Programa CAPES/DAAD apoia a formação de professores e pesquisadores de alto nível; inscrições devem ser feitas de 14 de setembro a 16 de outubro A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD) oferecem, em parceria, até 45 bolsas de doutorado. Publicado na edição desta sexta-feira, 4, do Diário Oficial da União, o Edital nº 17/2020 (https://www.capes.gov.br/imagens/novo_portal/editais/04092020_edital_17_2020_daad.pdf) é parte do Programa CAPES/DAAD e oferta até €116.360,00 para financiamento de bolsa no exterior. As inscrições devem ser feitas de 14 de setembro até as 17 horas de 16 de outubro, por meio de preenchimento de formulário on-line. O dia 9 de outubro, uma semana antes de esgotar o prazo de inscrições, é a data limite para os interessados solicitarem cadastramento de instituição brasileira ou estrangeira no sistema da CAPES. Depois há publicação da relação das inscrições, análise das candidaturas, entrevistas com os candidatos, tempo para recorrer e divulgação do resultado final, este previsto para março de 2021, seis meses antes do início das atividades, em setembro daquele ano. A CAPES financiará até dez bolsas. Serão até duas de doutorado pleno, de até €116.360,00, até três de doutorado-sanduíche com cotutela, de até €46.180,00, e até duas de doutorado-sanduíche sem cotutela, de €23.730,00. O DAAD apoiará até 35 bolsas. Os valores dos benefícios concedidos pela agência alemã seguem as normas daquele país, que podem ser conferidas aqui, aqui e aqui. Interessados nas bolsas devem seguir as normas do DAAD acima mencionadas, bem como o Regulamento Geral de Bolsas no Exterior da CAPES. Outros pré-requisitos incluem ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil, não ter título de doutor, não receber ou ter recebido bolsa para a mesma modalidade, não acumular bolsas e possuir confirmação formal de orientação de instituição alemã. Os benefícios para os bolsistas incluem mensalidades, passagens ou auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, seguro-saúde, adicional de localidade (quando cabível) e auxílio-dependente e taxas acadêmicas e administrativas, para os de doutorado pleno. Para orientadores brasileiros e alemães, serão pagas diárias e passagens ou auxílio-deslocamento. O Programa CAPES/DAAD apoia a formação de professores e pesquisadores de alto nível estimulando a cooperação acadêmica e o intercâmbio científico entre o Brasil e a Alemanha, contribuindo para a mobilidade entre universidades alemãs e brasileiras. Fontes: Redação CCS/CAPES - 04.09.2020 e Revista Gestão Universitária

05-09-2020 - Dia dos Irmãos!

5 de setembro é comemorado o dia dos irmãos. Mundialmente, é comparável ao dia um dia do pai, da mãe, dos avós. A relação entre irmãos deve ser muito intensa, profícua, acolhedora, constante e contínua. Os irmãos são os nossos primeiros amigos de verdade, apesar de, no curso da vida, surgirem pessoas com as quais se estabelece um vínculo, às vezes, tão forte comparado a relação de irmãos consanguíneos. Parabéns a todos (as) irmãos (irmãs), consanguíneos ou não, pela passagem dessa data tão especial!

31-08-2020 - Professores já podem se candidatar para compor equipe de avaliação

Candidaturas serão aceitas até 30/11/2020 para obras didáticas e pedagógicas e até 31/03/2021 para obras literárias O Ministério da Educação (MEC) lançou, no início deste mês, um edital para a chamada de candidaturas de professores das redes públicas e privadas de ensino superior e da educação básica que queiram compor a equipe de avaliação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2022 – educação infantil (www.in.gov.br/web/dou/-edital-de-chamada-publica-n-51/2020-271252239). Ao se candidatarem (ou atualizarem seus dados inseridos em candidaturas passadas), os interessados passarão por uma seleção e, se aprovados, integrarão o Banco de Avaliadores e serão responsáveis pela análise pedagógica de obras didáticas, literárias e pedagógicas, destinadas aos estudantes, professores e gestores das escolas da educação infantil das redes públicas de ensino. As candidaturas para avaliação de obras didáticas e pedagógicas podem ser registradas até o dia 30/11/2020, enquanto as candidaturas para obras literárias vão até o dia 31/03/2021. Os candidatos selecionados receberão convite por meio do endereço simec.mec.gov.br, acessando o “Módulo Livros”. Candidatura Os interessados deverão preencher (ou atualizar) o cadastro eletrônico disponível neste link (http://simec.mec.gov.br/). (Acessar “Módulo Livros - com dados pessoais (nome, telefone, RG, CPF, link do Currículo Lattes e outros), além de declarar a área do conhecimento e especialidade relacionados à educação infantil (é imprescindível informar a graduação e a especialização, mestrado e/ou doutorado, sendo possível informar mais de um curso). Além de comprovar a formação, os candidatos precisam ter capacidade técnica e pedagógica, além de experiência compatíveis com as respectivas especialidades escolhidas (PNLD Regular educação infantil - creche; PNLD Regular - educação infantil - pré-escola; PNLD Regular - educação infantil - creche e pré-escola; PNLD Regular - educação infantil e PNLD Literário educação infantil - Língua Portuguesa). O candidato que estiver em exercício docente precisa informar os dados gerais de sua atual atividade, além de anexar uma declaração que comprove o vínculo com a instituição. Outros quesitos Para se candidatar, o interessado precisa declarar que não presta, pessoalmente, serviço ou consultoria aos titulares de direito autoral inscritos no processo do PNLD 2022, nem possuir cônjuge ou parente até o terceiro grau, em linha reta colateral, entre os titulares de direito autoral inscritos no processo, ou que não está em qualquer outra situação que configure impedimento ou conflito de interesse. É preciso, ainda, ter disponibilidade para viagens com fins para treinamentos, seminários e outros eventos relacionados aos processos de avaliação pedagógica. Dúvidas ou pedido de mais informações podem ser enviados para o e-mail avaliadores.seb@mec.gov.br. Fontes: Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação - MEC (27.08.2020) e Revista Gestão Universitária

29-08-2020 - Agonia e Amor!!!!!!!!!!

Sou passageiro do amor! Levo, comigo, romances siderais. Quem diria que tu, somente tu, me afogarias! Teu cheiro me provoca arrepios, ondas de calor. Sons de quimeras, esquecidos no algoz da triste dor. Mas, ainda assim, trago comigo alforrias para o amor. Lembras que estás sob meu pensar? Portanto, aquietas! Amanhã, ao acordar, terás vinhetas de delírio para o depor. Sou tua sombra, que carregarás para sempre acompanhada de fulgor.

28-08-2020 - A essência da experiência, por Pedro Vieira Souza Santos

Frente às complexidades dos ambientes e situações que convivemos, cada qual reage de um modo. Particularmente, temos congregado dentro de nós opiniões e visões de mundo, por vezes, parciais; vagas. Entretanto, a dinâmica da conjuntura em que vivemos é capaz de moldar nosso pensar. E como consequência, deriva a experiência. Do latim experientĭa, o termo pode ser entendido como o aprendizado obtido através da prática ou da vivência. Por um lado, uma das contribuintes para nossa instrução é a adversidade. Trata-se de um fator crucial de desenvolvimento, pois é a partir dela que gera-se em nós a capacidade de esperar com constância, ou seja, a paciência. O simples fato de que nem todos os problemas podem ser resolvidos apenas com nossas habilidades, induz em nós a ação de ser paciente. E justo por isso, o poeta Victor Hugo ora afirmara que “o paciente é o mais forte.” O Apóstolo Paulo nos diz que essa paciência é transformada em experiência e, logo, a experiência é convertida em esperança. Nesse campo conceitual, o filósofo Tales de Mileto citara que a esperança é o único bem comum a todos os homens; aqueles que nada mais têm - ainda a possuem. O ser esperançoso, antes de tudo, tem em seu coração a convicção da crença e a segurança da fé. Por isso, a experiência concebe, reflexamente, a esperança. Tal natureza processual evidencia que devemos ser transformados pela renovação da nossa mente. Ademais, essa mudança é fundamental para que não estejamos confusos, como adverte Paulo. Logo, a essência da experiência compreende as adversidades que estamos expostos, a paciência que nos é induzida e a esperança que origina em nosso pensar. “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Romanos 5:3-5 Fonte: Revista Gestão Universitária (http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/a-essencia-da-experiencia

26-08-2020 - 7 Livros Incríveis! Leiam

A escola prepara as crianças para o mundo real? Essa é a primeira pergunta com a qual o leitor se depara neste livro. O recado é ousado e direto: boa formação e notas altas não bastam para assegurar o sucesso de alguém. O mundo mudou; a maioria dos jovens tem cartão de crédito, antes mesmo de concluir os estudos, e nunca teve aula sobre dinheiro, investimentos, juros etc. Ou seja, eles vão para a escola, mas continuam financeiramente proficientes, despreparados para enfrentar um mundo que valoriza mais as despesas do que a poupança. Para o autor, o conselho mais perigoso que se pode dar a um jovem nos dias de hoje é: “Vá para a escola, tire notas altas e depois procure um trabalho seguro.” O fato é que agora as regras são outras, e não existe mais emprego garantido para ninguém. Pai Rico, Pai Pobre demonstra que a questão não é ser empregado ou empregador, mas ter o controle do próprio destino ou delegá-lo a alguém. É essa a tese de Robert Kiyosaki neste livro substancial e visionário. Para ele, a formação proporcionada pelo sistema educacional não prepara os jovens para o mundo que encontrarão depois de formados. “A principal razão pela qual as pessoas têm problemas financeiros é que passaram anos na escola, mas não aprenderam nada sobre dinheiro. O resultado é que elas aprendem a trabalhar por dinheiro… mas nunca a fazê-lo trabalhar para elas.” – Robert Kiyosaki.

25-08-2020 - Capes divulga resultado de Avaliação de Cursos Novos

Instituições podem pedir reconsideração até 12 de setembro. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) anunciou o resultado (http://www.capes.gov.br/avaliacao/entrada-no-snpg-propostas/resultados)da avaliação de pedidos de novos cursos de pós-graduação. As propostas foram analisadas pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES entre os dias 10 e 12 de agosto. Pela Plataforma Sucupira é possível pedir reconsideração do resultado, para as propostas deliberadas em primeira análise, até 12 de setembro. Conforme a Portaria nº 33 de 2019, o pedido deve incluir a homologação da pró-reitoria. APCN A Análise de Propostas de Cursos Novos (APCN) é a primeira etapa para a criação de um curso de mestrado ou doutorado no Brasil. Para cadastrar propostas, as instituições devem usar a Plataforma Sucupira. Após a publicação do resultado definitivo pela CAPES, a documentação do futuro curso segue para a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE). O último estágio é a homologação pelo ministro da Educação. CTC-ES O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) é um órgão colegiado da CAPES que propõe critérios e procedimentos para o acompanhamento e a avaliação da pós-graduação e dos programas executados pela Coordenação, no âmbito da educação superior. O conselho colabora na elaboração da proposta do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). Integram o CTC-ES os diretores de Avaliação, Programas e Bolsas no País e Relações Internacionais da CAPES, representantes das três grandes áreas do conhecimento, um membro da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e um representante do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Graduação (FOPROP). Fontes: Redação CCS/CAPES - 24.08.2020 e Revista Gestão Universitária

|<  <<  1 2 3 4 5 6 7 8 9   >>  >|